4 Curiosidades sobre caminhoneiros e caminhões que provavelmente você não sabia


O Brasil é um país onde existe poucas trilhas férreas para a escoação de produtos  que o país produz, por isso, o melhor meio de escoar a produção é feita por caminhões, que cortam o Brasil através das rodovias.

A vida dos caminhoneiros na estrada gera por diversas vezes histórias engraçadas, risadas e muitas dificuldades.

Pensado nisso, hoje trouxemos algumas curiosidades sobre caminhoneiros e caminhões. Confira nossa listinha abaixo e surpreenda-se com o que vai encontrar.

1 – A primeira mulher a bordo de um caminhão

Tia Neiva ensinando o marido a dirigir seu caminhão

Este fato aconteceu em 1950, quando não era comum nem que as mulheres dirigissem carros. No entanto, a dona de casa Neiva Chaves Zelaya, resolveu mudar esses parâmetros da época quando tirou sua habilitação, e comprou seu caminhão. Tia Neiva, como era carinhosamente chamada, foi a primeira mulher a ser caminhoneira no Brasil, segundo a consultoria Rank Brasil.

2 – E se os caminhões desaparecerem?

Como já citamos aqui, a maior parte dos produtos que consumimos em nosso país chega as mesas através de caminhões. Se de uma hora para outra eles fossem proibidos de circular pela rodovias teríamos grandes problemas para suprir as necessidades das famílias, tendo em vista que não chegariam quase produto algum nos supermercados.

3 – E as frases de para-choques como surgiram?

caminhões

Se você é uma das pessoas que costumam ler os para-choques de caminhões nas estradas, saiba que isso surgiu na Argentina, por volta dos anos 30. Por lá, os argentinos costumavam enfeitar as carrocerias dos caminhões com desenhos e frases, entretanto, a moda só chegou aqui no Brasil por volta dos anos 80.

4 – A estrada mais perigosa do mundo

caminhões

A estrada de Yungas fica na Bolívia, e é chamada de “Estrada da Morte” por muitos caminhoneiros que por ela passam. Além disso, a estrada também é devidamente certificada como tal, pois possui um número alarmante de mortes que varia de 250 a 300 mortes a cada 69 km de pista.

No vídeo abaixo você pode acompanhar a vida de uma caminhoneira na estrada. 

A vida na boleia de um caminhão não é nada fácil, carregar o progresso do Brasil sobre as rodas e estradas do país é uma realidade que somente os caminhoneiros sabem.

E você leitor, sabia dessas curiosidades sobre caminhoneiros e caminhões? Conhece alguém que passa a vida na boleia? Conte pra gente aqui nos comentários. 

Deixe seu comentário