in

As 16 melhores dicas de cuidados com saúde no verão

O verão chegou e com ele uma infinidade de problemas, e quando o assunto é saúde não podemos deixar para lá.


O verão chegou e com ele uma infinidade de problemas, e quando o assunto é saúde não podemos deixar para lá. São problemas de pele, cabelo, insolação, alergia e diversos outros.

A mudança na dieta também é recomendada, além de práticas saudáveis nesses 3 meses de muito calor. Para te ajudar a passar por esse período, trazemos até você as 15 melhores dicas de cuidados com saúde durante a temporada de verão.

CUIDADOS COM O CALOR

Insolação

É uma forma grave de hipertermia.  Ocorre quando o corpo humano absorve mais calor do que consegue dissipar. Esta é uma condição grave e precisa de atenção médica imediata.

Recomendação: é importante baixar a temperatura do corpo, portanto, tome um banho gelado ou mergulhe no gelo. Você pode evitar a insolação vestindo roupas soltas e leves, beber água e não se exceder no tempo que fica exposto ao Sol.

Cãibras de calor

As dores musculares ou espasmos geralmente ocorrem no abdômen, nos braços ou nas pernas. Os espasmos costumam ocorrer em quando ocorre atividade física esgotante.

Recomendações: Descanse em um local legal. Beba suco ou bebidas enriquecidas com eletrólito e coma muita Banana. Não volte a atividade esgotante, mesmo após as cãibras diminuirem, pois pode levar a exaustão por calor ou insolação.

Exaustão por calor

Corpo pesado, fraqueza, tonturas, dores de cabeça, náuseas, desmaios, cãibras musculares, fadiga.

Recomendações: Descanse e tenha bebidas frescas não alcoólicas ao seu alcance. Um banho frio, de banheira ou de esponja pode ajudar. Use roupas leves.

Desidratação

Boca e olhos secos, pele seca, condição em que a transpiração quase não existe, cãibras musculares, náuseas, palpitações cardíacas e sensação da visão escura.

Prevenção: Reidrate com água, tome caldos claros e quaisquer outras bebidas que tenha água com eletrólitos, como o Gatorade.

Recomendações: substituição e controle de líquidos através de dieta e medicação. Consulte um médico.

Dengue

A Dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos. Ela provoca fortes dores de cabeça, febre alta, dores abdominais, dores atras dos olhos, manchas na pele, perda do apetite, náuseas e vômitos e mais uma série de sintomas.

Recomendação: siga o diagrama abaixo:

 

Solução: procure imediatamente o médico.

 

CUIDADOS COM A PELE

Rosácea

A pele ficará vermelha devido à longa exposição ao sol e ao calor. A vermelhidão aparece quando o excesso de calor faz com que os vasos sanguíneos se dilatem.
Solução: evite a luz solar direta e sempre use um bom protetor solar com fator SPF 30+

Radiação ultra-violeta

A radiação ultra violeta queima a pele quando você passa longas horas sob o sol direto. Os sintomas da queimadura solar são manchas escurecidas e pele descascando.

Recomendações: as peles morenas podem se expor ao sol, sempre com proteção, das 10h às 16h, as peles brancas devem evitar qualquer tipo de exposição.

Solução: misture o suco de seis pepinos descascados, duas colheres de leite em pó e duas colheres de chá de lavanda seca. Aplique a pasta nas áreas afetadas da pele. Você também pode adicionar água morna e tomar um banho com a mistura.

 

Bronzeamento

Por mais que nosso país seja tropical, algumas pessoas não gostam do escurecimento da pele provocado pelo sol.

Solução: Evite o sol e passe o bloqueador solar a cada duas ou três horas.

Calor Espinhoso

O Calor Espinhoso afeta todas as pessoas. Ele é resultado de suor e umidade que causam infecção bacterianas na pele.

Solução: banhos frios, roupas soltas e leve, usar talco após um banho e loção calamática sobre as erupções cutâneas. Mantenha a pele seca e limpa.

Frieiras

A transpiração e a umidade podem aumentar as chances de frieiras durante o verão.

Solução: existem várias opções de pó antibacteriano disponíveis nas farmácias. Quando for tomar banho, esfregue bem a pele com a bucha e seque bem os pés e entre os dedos ao sair do banho.  Se ela não for embora, consulte um dermatologista.

Caspa

O suor no couro cabeludo durante o verão causa caspa e queda de cabelo durante a estação.

Recomendações: esfregue bem o couro cabeludo ao lavar os cabelos e prefira os shampoos anti-caspa.

 

CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO

Alimentos frios

É preciso comer alimentos frios e frescos, como frutas, verduras, iogurte, coalhada, entre outros. Esses alimentos são de baixa caloria e requerem pouca energia na digestão. Geralmente, esses alimentos são refrigerados, portanto, são comidos dessa forma.

Alimentos variados

É importante incluir uma variedade de alimentos em sua dieta. Todos os nutrientes são essenciais para o seu corpo durante o verão, principalmente os minerais que são perdidos no suor.  É possível reabastecer o organismo com esses micronutrientes se você incluir grupos de alimentos variados, como frutas, vegetais, ovos, cereais, carne, carboidratos e gorduras.

Gordura

É muito importante que você saiba escolher a gordura que vai consumir. Nos meses de verão, várias pessoas que desejam perder peso fazem a opção por uma dieta sem gordura. Porém, esta não é uma tendência saudável. As gorduras são essenciais para o corpo e precisam ser consumidas, mesmo que em níveis limitados. Exemplo de gorduras boas: sementes (como a linhaça e o gergelim), castanhas e nozes, abacate e óleos sem refino, prensados a frio (como o óleo de coco – que pode ser usado até para cozinhar – e azeite de oliva – que não deve ser aquecido).

 

Líquidos

Beber líquido muito gelado não é aconselhável. Os alimentos consumidos em temperaturas extremas, sejam quentes ou frios, não são apropriados para o corpo. O corpo tem que trabalhar mais para obter a temperatura corporal adequada.

 

Higiene Alimentar

É necessário redobrar a atenção à higiene alimentar durante o verão. Muitas bactérias e vírus perigosos se proliferam nos meses de verão, pois a temperatura é favorável a sua reprodução. Algumas doenças entram em nosso corpo através dos alimentos e da água. É por isso que a manutenção da higiene alimentar é crucial nesta temporada.

 

Gostou da matéria? Conte para nós o que você faz para reduzir os problemas causados pelo verão.

 

Leia também:

Veja as fotos do primeiro dia de aula da princesa Charlotte na escola maternal

Será o retorno de Márcia Goldschmidt a TV? Saiba mais!

YouTuber mostrou corpo de homem que se suicidou no Japão e fez piada

FAÇA UM COMENTÁRIO

Gostou da postagem? Avalie Abaixo

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Será o retorno de Márcia Goldschmidt a TV? Saiba mais!

Os melhores filmes sobre o Universo