Conheça a história real dessas foto que espalhou pela web e entristeceu muitos corações: ‘Nem a morte o afasta de seus pais’

Uma imagem de uma criança supostamente deitada entre os túmulos de seus pais na Síria, explodiu no Facebook e no Twitter e em várias redes sociais. A imagem divulgada mostrava a dura realidade de várias crianças que perdem seus pais em um país que vive constantemente em guerra.

Ao viralizar pela rede, muitas pessoas se entristeceram com o menino que aparentemente estava deitado ao lado dos pais falecidos. Mas, a realidade é que não é verdade.

A foto na verdade foi tirada como parte de um projeto de arte. As sepulturas não eram sepulturas nas pilhas de pedras, o órfão não era um órfão, mas o sobrinho do fotógrafo Abdul Aziz al Otaibi, e a própria imagem foi tirada na Arábia Saudita.

A verdade por trás da foto, que foi compartilhada por diversas pessoas nas redes sociais tem um significado, embora não seja esse que foi propagado nas redes, conforme explica ‘Harald Doornbos’, que entrevistou o fotógrafo Abdul Aziz al Otaibi em seu blog.

Al-Otaibi disse que ficou chocado com a forma como a imagem foi “distorcida”, já que deixou claro que os túmulos eram falsos quando ele postou no Facebook. “Olha, não é verdade que minha foto tenha algo a ver com a Síria”, disse ele. “Estou realmente chocado como as pessoas distorceram minha imagem.”

“Eu amo fotografia”, continuou ele. “Todo artista tem idéias em sua cabeça. Então eu tive a idéia de fazer um projeto em que mostrasse em fotos como o amor de uma criança por seus pais é insubstituível. Esse amor não pode ser substituído por nada nem por ninguém, mesmo se os pais está morto.”

“Estou realmente muito irritado com isso. Não é justo tirar uma das minhas fotos totalmente fora de contexto e usá-la para sua própria propaganda.”

Al-Otaibi mandou o primeiro usuário do Twitter a reutilizar a imagem corrigir e explicar o verdadeiro significado de sua imagem.
A resposta do usuário foi: “Por que você simplesmente não deixa e afirma que é uma foto da Síria e ganha uma recompensa de Deus. Você está exagerando”.

Segundo informa o site ‘Independent’, o fotografo afirma que apesar de seus esforços para poder fazer com que as pessoas entendam o verdadeiro significado por trás de sua imagem, ele não consegue e a dele não é a unica.

Diversas imagens circulam no Facebook e no Twitter todos os dias, com fotos representando guerras e belas partes do mundo, muitas vezes sendo distorcidas em programas ou manipuladas, fora que na grande parte ainda sem o reconhecimento do artista.

Portanto, ANTES  de compartilhar algo pelas redes é importante buscar saber se realmente é verdade, pois caso contrario, estará compartilhando uma informação falsa que poderá prejudicar alguém. 

Veja também: