Curiosidades

Essas são as razões nojentas pelas quais você jamais deve usar sapatos dentro de casa

Todos nós temos aquele amigo que faz você tirar os sapatos na casa deles. É chato, mas há uma boa razão por trás disso. O uso de sapatos em casa pode trazer bactérias para o carpete, bem como toxinas e coliformes fecais .

Ao longo do dia, nós pisamos em coisas como excrementos de pássaros, resíduos de cães e pisos de banheiros públicos, que são fontes de coliformes fecais. Você também pisa em folhas e detritos, que alimentam as bactérias em seus sapatos.

Mesmo pessoas cautelosas acabam pisando nesses itens, pois nem sempre conseguem ficar de olho no que está exatamente à sua frente, e às vezes, a evidência visível desses itens são removidas ao caminhar, mas as bactérias permanecem. Os produtos químicos que você usa em seu gramado também pode passar de seus sapatos para o tapete. A água da chuva no solo também pode transportar gasolina dos carros.

Coliformes fecais pode causar diarreia, problemas intestinais e até mesmo meningite, mas isso é apenas um tipo de bactéria contraída de sapatos. Existem, em média, 421.000 tipos diferentes de bactérias que podem ser encontradas nos sapatos. E essas bactérias se transferem dos seus sapatos para sua casa a uma taxa de 90% a 99%. Vários estudos provaram essa estatística. E fica pior…

Um novo estudo identificou uma bactéria prejudicial encontrada em mais de 25% dos calçados das pessoas. Este exame de 2017 afirma que Clostridium difficile, uma infecção que provoca inflamação potencialmente fatal do cólon, que anteriormente acreditava-se ser contraída apenas em hospitais, mas comprovadamente está em locais do dia a dia.

Essas bactérias foram encontradas em sapatos de parques, cadeias de lojas, restaurantes de fast food e lojas comerciais. Das 2538 amostras colhidas, apenas 448 vieram de hospitais. Essa bactéria também foi encontrada nas residências dos participantes do estudo, tendo sido transferida para lá por meio de seus sapatos.

No entanto, evitar que o Clostridium difficile se espalhe é tão fácil quanto tirar os sapatos antes de entrar em casa. Isso é muito mais eficaz do que limpar os sapatos em um capacho para entrar. Isso porque enquanto os tapetes são ótimos para remover a sujeira visível dos sapatos, eles são talvez os melhores lugares para a reprodução dessas bactérias.

Quando você limpa seus sapatos em um capacho, na maioria das vezes você está acumulando ainda mais bactérias do que inicialmente trouxe para o tapete.

Obviamente, muitas das pessoas que moram com você não escolhem retirar os sapatos antes de entrar em casa. Enquanto adultos são mais resistentes a essas bactérias, uma possível contaminação não será fatal. No entanto, as famílias que tem crianças e idosos, o recomendado é que sempre tirem os sapatos antes de entrar em casa.

Os sistemas imunológico infantil e idoso são significativamente mais fracos do que os de um adulto saudável, e uma infecção causada por bactérias transferidas pelos sapatos pode ser muito perigosa para eles.

Além de tirar os sapatos assim que entrar na sua casa, você também deve lavar as mãos. Outro bom hábito preventivo é lavar seus sapatos com detergente, alterne aplicando desinfetante.

Então, da próxima vez que seu amigo lhe pedir para tirar seus sapatos antes de entrar na casa dele, apenas faça. E depois lave as mãos para garantir que nenhuma bactéria permaneça em seus dedos.

Assista também:

Gostou deste artigo? Deixe sua opinião!

Mais Populares

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2018 Direitos Reservados.

TOPO