Estudo revela três maneiras de aliviar a dor do fim de um relacionamento


assar um termino de relacionamento é realmente muito difícil quando uma das partes envolvidas ainda nutre sentimentos pela outra. No entanto, um novo estudo deu 3 alternativas para qualquer pessoa superar o relacionamento, seguir em frente.

A professora de psicologia e diretora do Neurocognition of Emotion and Motivation Lab da Universidade do Missouri-St. Louis, Sandra Langeslag, conduziu uma pesquisa onde considera três alternativas potencialmente úteis para superar o fim de um relacionamento.

No estudo foi utilizado esses três pensamentos:

1. Pensar negativamente sobre o ex
2. Lembrar positivamente sobre o ex
3. Concentrar-se em pensamentos positivos que não digam respeito ao próprio ex

A pesquisa abordou 24 pessoas com diferentes idades, que tiveram relacionamentos com mais de dois anos e meio de duração e recentemente se separaram.

As pessoas participantes do estudo foram divididas em quatro grupos, que usaram maneiras diferentes para pensar em seus relacionamentos. O primeiro grupo pensou negativamente em seus ex-companheiros. O segundo grupo pensou positivamente sobre seus ex’s. O terceiro grupo pensaram em coisas positivas que não estavam ligadas as seus relacionamentos. E por último o quarto grupo que não foi pedido para que pensassem em um tema, pois serviriam para controle do estudo.

Logo após a divisão dos grupos, os pesquisadores mostraram fotos dos participantes juntos com seus ex-companheiros e mediram suas reações e emoções com eletrodos, enquanto eram feitas algumas perguntas.

Os resultados de cada grupo

Todos os três grupos se saíram bem nos testes em comparação com o grupo de controle. Mas apenas o grupo de pessoas que pensaram negativamente em seus relacionamentos relataram que sentiram ainda menos amor por seus ex- companheiros. Entretanto, as pessoas deste grupo também relataram uma piora no humor em comparação com o início do estudo.

O terceiro grupo, que usou a distração para evitar pensar sobre o amor perdido, relatou uma melhora significativa no humor, mas que não afetou os sentimentos com relação ao ex.

relacionamento

“A regulação do amor não funciona como uma chave liga / desliga”, disse a pesquisadora Langeslag.

Veja no vídeo abaixo algumas maneiras de superar o relacionamento que não deu certo. 

Terminar um relacionamento e seguir adiante não é uma tarefa muito fácil, e pode machucar extremamente uma pessoa. Mas a solução para essa dor se curar você só pode encontrar dentro de você.

E você leitor, já teve uma experiência com fim de relacionamentos que te marcaram? Conte pra gente aqui nos comentário. 

Fonte: Journal of Experimental Psychology

Deixe seu comentário