Fim do resgate na Tailândia! Todos os garotos mais o treinador estão fora da caverna

Foi um enorme esforço para resgatar o time de futebol juvenil tailandês. Mas felizmente o resgate foi bem-sucedido e todos foram resgatados com vida da caverna inundada. Eles ficaram mais de duas semanas presos.

Uma equipe de mergulhadores profissionais e voluntários trabalharam incansavelmente para garantir que as crianças e seu treinador saíssem da caverna em Tham Luang Nang Non, localizada na província de Chiang Rai, no norte da Tailândia.

O primeiro menino resgatado saiu da caverna há dois dias, em 8 de julho. A missão resgatou oito dos jogadores de futebol até o final do segundo dia, e hoje, 10 de julho, foi anunciado o final do resgate com os quatro meninos e seu treinador de 25 anos de idade, fora da caverna.

Dezenove mergulhadores entraram no sistema de cavernas por volta das 10h da manhã, horário local, e as autoridades estavam confiantes em conseguir que os cinco fossem resgatados ao mesmo tempo. Eles também esperavam que a missão demorasse algumas horas a menos que nos dois dias anteriores.

Os quatro primeiros meninos que saíram da caverna já se encontraram com os pais e outros familiares após os exames de saúde serem feitos. Os outros ainda aguardam para se encontrar com os familiares pela primeira vez, mas que só acontecerá após os exames de saúde apontarem que está tudo bem.

Dois dos meninos apresentaram infecção pulmonar leve,  os outros permaneceram saudáveis. Todos os garotos estão sendo protegidos da TV e da mídia para proteção da saúde mental.

Foi uma grande felicidade para os garotos, para todos os envolvidos no resgate, para os familiares e para o mundo todo ver o sofrimento dos garotos acabar sem mais nenhuma perda.  Saman Kunan, ex-mergulhador da marinha, que perdeu a vida tentando resgatar os meninos da caverna, sempre será lembrado com muito respeito.

Assista também:

Compartilhe!