Qual banana você comeria? Sua escolha pode ter efeito em sua saúde

Há pessoas que comem banana porque realmente gostam do sabor, mas também há outras que sabem de todos os benefícios para a saúde e estão apenas tentando consegui-los. Essa fruta é um lanche saudável, que além de proporcionar vitaminas e minerais ao nosso corpo é muito versátil na culinária.  Você sabe diferenciar as cores e os benefícios que elas podem oferecer?

Veja:

Banana Verde 

A cor da fruta, por mais que achamos que não, pode dizer muito sobre ela. Segundo a nutricionista Amanda Regina, a banana verde pode ajudar na redução de peso e do colesterol, além de controlar a quantidade de açúcar no sangue (glicemia). Tornando-as um lanche maravilhoso para aqueles que devem prestar atenção aos níveis de açúcar do seu corpo. Dela pode ser feito a biomassa e a farinha de banana, com baixo índice glicêmico e que substituem o leite condensado e as farinhas tradicionais em receitas, que podem até ser consumidas por diabéticos.

Banana amarela

Ela é mais adocicada que a banana verde devido às enzimas que vão se tornando amido, conforme ela vai amadurecendo, o amido se transforma em mono e dissacarídeos, como a sacarose, a glicose e a frutose, conhecido como “açúcar simples.” Um estudo demonstrou que quando uma banana vai amadurecendo, começa a produzir antioxidantes e adquire propriedades anticancerígenas que podem beneficiar nosso organismo de várias maneiras. As bananas amarelas também são muito saudáveis, apesar de ter um maior índice glicêmico, por isso você pode consumi-las com moderação.

Banana com pintinhas e com tons de marron

Bananas bem maduras podem parecer como se não tivessem muito a oferecer ao ponto de vista da saúde. Porém, elas contêm triptofano, o que reduz o estresse e a ansiedade. Além disso, segundo o site Natureba, ela produz uma substância que é conhecida como TNF – Fator de Necrose Tumoral (uma substância que ajuda a combater o câncer e células anormais em nossos corpos).

Essa banana é ótima para receitas doces, pois elas adoçam naturalmente. Se você já tem o paladar adaptado, não precisa acrescentar nada; se ainda não tem, pode diminuir a quantidade de açúcar ou adoçante.  Portanto, não precisa  jogar fora as que estiverem “marrom demais”.

Vimos que além de ser um lanche saudável, a banana tem vários tipos de benefícios para a nossa saúde. Não há duvidas das vantagens que essa fruta têm para nos oferecer. Agora que você sabe mais sobre os diferentes níveis da banana e o que elas podem fornecer para você, não se esqueça de repassar esta história incrível.

Talvez você se interesse:

Gostou das informações? Compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem sabendo dos benefícios da banana!